Informações técnicas: Fenzol Pet pertencente ao grupo dos benzimidazóis, o fembendazol causa despolimerização das subunidades da proteína tubulina, causando alterações nos microtúbulos que constituem o citoesqueleto dos parasitas. Essas alterações interrompem processos vitais para a função celular do parasita, como a divisão mitótica e o transporte de nutrientes. Pelo mesmo mecanismo, o fembendazol compromete a motilidade e a reprodução da Giardia. Outro importante mecanismo de ação do fembendazol é a inibição da enzima mitocondrial fumarato-redutase, causando comprometimento do metabolismo da glicose, esgotamento das reservas energéticas e morte do parasita por inanição.
A biotransformação do fembendazol ocorre principalmente no fígado, onde passa por processos de oxidação e hidroxilação, formando metabólitos ativos e inativos que são eliminados principalmente na urina. A fração não-biotransformada destes compostos retorna posteriormente ao trato gastrointestinal, exercendo sua ação sobre os parasitas e sendo eliminada pela fezes. Quando administrado em doses terapêuticas, o fembendazol é bem tolerado pelos animais e apresenta alta margem de segurança.
Posologia e modo de usar: O produto pode ser administrado junto ao alimento. A dose recomendada do fembendazol é de 50 mg/ kg de peso corpóreo ou 1 comprimido para cada 10 kg de peso, administrado pela via oral a cada 24 horas, durante 3 dias consecutivos (vide quadro abaixo).
Peso do animal Dose* Maior que 2,5 kg e menor que 5 kg 1⁄4 comp. 5 kg 1⁄4 a 1⁄2 comp. 10 kg 1⁄2 a 1 comp. 15 kg 1 a 1 e 1⁄2 comp. 20,0 kg 1 e 1⁄2 a 2 comp. 30,0 kg 2 a 3 comp. 40 kg 2 e 1⁄2 a 4 comp.a cada 24 horas, durante 3 dias consecutivos.
|